16/11/2005

ONGs e governo alimentam conteúdo

Folha de S. Paulo - 16/11/2005 - por Mariana Barros
Antes de os grandes portais se meterem nesse assunto, a digitalização de livros vinha sendo tocada por programas como o Projeto Gutemberg, criado em 1971 e que hoje conta com 6.267 livros digitais, além de vídeos, de imagens e de arquivos de som.
Pelo site da USP http://www.bibvirt.futuro.usp.br/ também pode-se consultar o acervo, buscando por título ou por autor. Livros de áudio estão entre as iniciativas pioneiras para a popularização do conhecimento.
No início deste mês, o serviço Talking Books (livros falantes, em inglês), do britânico Instituto Real para Cegos, comemorou 70 anos de existência anunciando planos de lançar parte de seus 10 mil títulos em formato digital -atualmente o catálogo é oferecido em CDs.
Para manter-se informado sobre as publicações digitais, dois sites nacionais trazem notícias e dados sobre o setor. No recém-inaugurado Portal do Leitor, os internautas são convidados a atuar como autores, escrevendo suas biografias. Já a página eBook oferece instruções para construir uma biblioteca digital e até uma espécie de iBook, aparelho voltado à leitura digital.
Governos de vários países têm se voltado à rede para publicar documentos. A biblioteca do Senado gerencia a Rede Virtual de Bibliotecas. Outra opção governamental on-line é a Fundação Biblioteca Nacional, que oferece visita virtual.

Sem comentários: