16/11/2005

Edições virtuais

Folha de S. Paulo - 16/11/2005 - por Mariana Barros
Em vez de puxar um livro da prateleira, você pode "puxá-lo" pela internet. Diversos sites oferecem download de obras digitais sobre os mais variados assuntos - muitas delas, gratuitas.
No site http://www.virtualbooks.com.br/, há livros digitais grátis em português, em inglês e em outras quatro línguas.
No âmbito acadêmico, http://www.bartleby.com/, em inglês, traz as coleções Clássicos de Harvard e Oxford Shakespeare, além de títulos didáticos sobre a língua inglesa.
18 mil bibliotecas compõem o catálogo do http://www.libdex.com/, no qual há dezenas de endereços virtuais para cada nacionalidade.
Exclusivo para a criançada, mas com apenas dois livros em português, a International Children's Digital Library traz publicações digitais ilustradas.
A Microsoft também dispõe de títulos gratuitos. Em www.microsoft.com/reader, há um canal de livros grátis, além de uma extensa lista de obras liberadas mediante pagamento e de softwares para leitura, como o Reader.
Informações e discussões sobre e-books estão no site da International Digital Publishing Forum, que debate parâmetros para bibliotecas digitais. A página traz uma lista dos best-sellers da rede.
Poesias, contos e romances compõem o acervo on-line de www.hotbook.com.br/publico.htm. Nele, autores como Machado de Assis - que tem seus manuscritos digitalizados em http://www.machadodeassis.org.br/ - se misturam a escritores menos conhecidos, que têm na internet uma aliada para popularizar as suas obras.

Sem comentários: